À procura do melhor desporto para vencer a idade com saúde

pIM000020

IM000028or Marisa Ribeiro

“Vencer a idade com saúde” é aquilo que os mais velhos anseiam. Muitos porém, não podem, outros não querem e outros deixam escapar as oportunidades. Assim, há 26 seniores Cardielenses que não dispensam este programa camarário que conta com o apoio e incentivo da Junta de Freguesia. Com Outubro iniciou a nova temporada de piscina e ginástica e o contentamento não podia ser maior.

“Agradeço esta oportunidade e a preocupação da Junta connosco porque é um miminho que nos dão”. Acompanhámos uma aula na piscina e realmente confirma-se este testemunho. Dentro de água não entram dores, a motivação é extra, a alegria é rainha e o companheirismos não falta.

As senhoras são a maioria, mas os homens mostram a sua força e poderio físico no grupo de 25 amantes de águas paradas. De facto, a preferência dos seniores vai mesmo para a piscina, à sexta feira de manhã. A ginástica, à segunda à tarde, é também referida como importante mas, no caso, sabe mesmo “bem meter água”.

“Isto ajuda-nos muito e não falhamos”. Acresce que com a disponibilização de transporte tudo fica ainda mais facilitado. Dentro do autocarro nota-se o companheirismo e que realmente se trata de um grupo de amigos.

Estas iniciativas proporcionam uma realização tal que muitos se superam e fazem exercícios que nem conseguiam fazer. Desistir é que nunca e ninguém quer deixar os companheiros pelo caminho. A motivação de grupo é grande e alicerça-se nos exemplos de garra e de bem estar que estas atividades permitem, que o diga a mais velha frequentadora com 79 anos.Anchor

Durante 45 minutos vencer a idade com saúde é mesmo o que ocupa a mente destes seniores. “Havia de ser de manhã, à tarde e à noite”, desejavam.

Uns ajudam os outros, uns puxam pelos outros, uns divertem os outros. Afinal, não estará aí meia chave para envelhecer com saúde?

É claro que isto exigiu deixar de parte preconceitos e ideias de outrora. Nos testemunhos que fomos colhendo nota-se que poderá haver até mais gente interessada, contudo com vergonha.

Este grupo há muito que não se importa com o que dizem ou deixam de dizer porque o seu bem estar está acima de tudo e estas atividades confortam e preservam capacidades: “melhorei 99%”, ouviu-se.

Todos encaram como um prazer estas idas e é com prazer que desejam que nunca acabe este programa e os apoios, sobretudo que a Junta de Freguesia continue a incentivar e a preocupar-se com a saúde dos mais velhos.