1212_med

Cardielos recebe prova de atletismo

CLÁUDIA ROCHA

O circuito de preparação de Corta-mato da Associação de Atletismo de Viana do Castelo (AAVC), referente à época 2013/2014, arrancou, este sábado, na praia fluvial, em Cardielos.

Há já alguns anos que a freguesia de Cardielos é a eleita para a realização desta primeira etapa do circuito. “Escolhemos Cardielos porque é uma freguesia que está sempre disponível para esta prova e é um local com muita visibilidade para as pessoas assistirem”, afirmou Fernando Loureiro, vice-presidente da AAVC.

Rui Costa, Diretor técnico da AAVC acrescentou que “Cardielos tem uma área grande, com um espaço amplo, que permite a marcação de vários percursos, com várias distâncias”

As condições naturais, a localização “perto do rio” e o “ambiente bucólico, agradável e sem complicações de trânsito” foram, também, fatores importantes para a escolha do local, tal como declarou Rui Costa.

Para a autarquia da União de freguesias de Cardielos e Serreleis, a realização de provas deste género são uma mais-valia para a valorização da freguesia.

“Estamos a trabalhar para que seja possível criar as infraestruturas necessárias para a realização destes e outros eventos”, asseverou o Presidente da junta, Manuel Castilho.

Esta competição envolveu um percurso com pouca dificuldade técnica com provas, de diferentes distâncias, para todos os escalões e géneros, incluindo os benjamins.

A prova “com uma organização leve, ligeira e sem grande esforço financeiro e humano”, como indicou o Diretor técnico, tinha como objetivo a preparação dos atletas para a final da época de corta-mato em termos distritais – o campeonato regional de corta-mato – em dezembro.

A edição deste ano do circuito de preparação de Corta-mato compreende três etapas e permitirá, no conjunto dos resultados obtidos, premiar os atletas mais regulares por cada escalão e sexo.

Nos próximos anos, Cardielos poderá continuar a contar com a realização desta competição “caso haja a participação da autarquia e a colaboração do clube de atletismo da terra, tal como tem acontecido”, acrescentou concluiu o Diretor técnico, Rui Costa.

O vice-presidente da AAVC, Fernando Loureiro, revelou, ainda, o desejo de “serem criadas condições para a realização, em Cardielos, de um campeonato da zona-norte, porque é um espaço magnífico, com um enquadramento paisagístico formidável”.

DSC04917a

DSC04920a

DSC04923a

DSC04939