
Guias acantonam em Cardielos
CLÁUDIA ROCHA
O Comissariado Regional de Viana do Castelo da Associação de Guias de Portugal promoveu, este fim de semana, uma formação para as dirigentes estagiárias com um acantonamento no salão da Junta de freguesia de Cardielos.
A TAG3 teórica (Técnica de Animação Guidista), como é designada, trata-se da primeira formação do nível três orientada para dirigentes estagiárias, onde são trabalhados temas como a organização da AGP, fundamentos do trabalho em ramos e a pedagogia associada a cada ramos e idade.
“Esta é uma das provas que as dirigentes estagiárias têm que fazer para serem verdadeiras dirigentes, ou seja, é um fim de semana intensivo sobre formação, sobre o nosso método, como trabalhar com as patrulhas, resolver os problemas, entre outros assuntos”, explicou Elsa Mimoso, Comissária Regional de Viana do Castelo.
Concluída a prova teórica, prepara-se a TAG prática, onde se trabalha a preparação de um acampamento.
“Teremos, ainda, outra TAG prática que será em regime de acampamento, em que as estagiárias irão viver em patrulha, fazer as construções, jogos e relacioná-los com a formação. Mas o teste final será o atestado de campo, onde irão organizar um acampamento, com um mínimo de cinco dias, para as suas guias e terão de aplicar todos os conhecimentos adquiridos até então”, esclareceu a Comissária Regional.
Depois, é chegado o dia de fazerem o seu “compromisso” e serem “verdadeiras dirigentes”, declarou a Comissária, Elsa Mimoso.
Nesta atividade, estiveram representadas cerca de oito Companhias de Guias, da Região de Viana do Castelo e Braga, que participaram na Eucaristia paroquial e apoiaram a Companhia de Guias de Cardielos na sua divulgação, uma vez que esta se encontra em fase de recrutamento.
Durante o fim de semana, a Associação de Guias contou com o apoio da Junta de freguesia que cedeu as instalações do salão e se revelou “fundamental” para a realização da atividade, tal como afirmou Elsa Mimoso.
A Comissária Regional deixou, ainda, uma palavra de agradecimento à freguesia e garantiu que “Cardielos será sempre uma escolha”, para a realização das atividades da AGP.