1123_med

‘Via verde’ na praia fluvial com a Marginal do Rio reparada

por Marisa Ribeiro

Continuam os melhoramentos na praia fluvial do Rio Lima. A pensar nas muitas pessoas que acorrem a este espaço na altura de Verão, para fugir ao calor e conviver em família, a Junta de Freguesia resolveu facilitar o caminho daqueles que por ali passam. A estrada em terra batida, principalmente na zona do campo de futebol, encontrava-se extremamente esburacada. Agora não, o pavimento está liso e há uma zona apetecível para um passeio de bicicleta com rampas em terra, uns metros adiante.

O trabalho para a contenção da margem está concluído há cerca de um ano e para já está a fazer efeito. A criação de um parque de lazer não está à vista, porém a zona de pic-nics está limpa e sempre cheia nesta altura.

Com atividades familiares ou de associações é um espaço da freguesia que continua a ter frequentadores assíduos.

Ainda recentemente, a 11 de Agosto, a Associação Cultural e Recreativa de Cardielos (ACRC) promoveu o “Cardielos em Festa”. Um evento que pretendia juntar todos os Cardielenses residentes e de férias para um dia de convívio. Pela manhã houve uma aula de zumba, um passeio de BTT e muita animação. A pausa foi dada por um almoço, confecionado pelo restaurante Rio Lima, mas debaixo das imponentes árvores do campo de futebol.

Este veio a ser o espaço do jogo que, a meio da tarde, opôs casados e solteiros. Em boa forma, os veteranos conseguiram derrubar a força da juventude. Sorte ou engenho o que é certo é que a vitória sorriu aos mais velhos. No final, o cheiro das fêveras e sardinhas assadas originou as filas indianas para saciar o apetite formando uma típica festa de Verão.

Apesar de tudo, e sendo um momento de Cardielos em festa, a adesão não foi tão expressiva como seria de esperar, se bem que é com ânsia que muitos emigrantes esperam este dia. Sobretudo esperam a chegada do querido mês de Agosto porque regressam à terra natal, veem o que há de novo e matam saudades das familiares e amigos.

É nesta altura que os olhares ficam centrados no Rio daí que a autarquia se esforce por apresenta-lo em boas condições para receber todos quantos visitam Cardielos.

A estrada em tout venant é mais um livre trânsito para fazer as pessoas circularem com comodidade nas margens do Rio. A par da utilização automóvel, há os que trocam o carro por um passeio a pé ou de bicicleta, aproveitando, assim, para usufruir da beleza daquele espaço de forma tranquila e saudável.

DSC09065

DSC09044

DSC08710

DSC08702