Visita Camarária a Cardielos

por Marisa Ribeiro

A razão de ser da Junta de Freguesia é bem servir os interesses e necessidades da população. É isso que o executivo tem tentado fazer sempre recorrendo ao apoio essencial da Câmara Municipal. O bom relacionamento e articulação entre entidades têm permitido levar a cabo os projetos e sonhar com novos. Da visita da Câmara Municipal de Viana do Castelo, cujo representante máximo é José Maria Costa, à freguesia de Cardielos, a 7 de setembro, ficou saliente isso mesmo: a supervisão das obras em curso e o vislumbrar de novos campos de ação.

Com a presença dos representantes do Executivo de Cardielos e da Câmara Municipal, a primeira paragem foi exatamente nas instalações da Junta de Freguesia. Isto para se fazer finalmente a assinatura do protocolo em que a Câmara cede a antiga escola das raparigas à Junta de Freguesia, para que a possa continuar a explorar para fins sociais. Num só espaço consegue-se ajudar e dar uso a uma infra-estrutura que se mostrava um pouco morta em termos de aproveitamento.

Durante a tarde, houve tempo para visitar in loco a sala solidária, instalada na escola das raparigas. Como do papel à realidade vai sempre uma distância, no local surgiu de imediato um acordo para melhorar o espaço. Desde já vão ser procurados orçamentos para pintura, pichelaria e arranjo do telhado, de forma a tornar o espaço mais acolhedor, respondendo melhor às necessidades e intuito para que está a ser explorado.

Depois dos papéis assinados e arrumados, os autarcas rumaram à menina dos olhos de ouro que é, neste momento, a obra na praia fluvial. Aí foi visto o trabalho realizado e apreciado com nota positiva, até pela envolvência de técnicos qualificados e conceituados como o Dr. Cortes da universidade de Trás-os-Montes.

Nesta paragem, o Presidente da Câmara, José Maria, fez questão de frisar isso mesmo e o fato de estar em Cardielos um projeto piloto que, até ao momento, não desapontou as expectativas. O Presidente mostrou-se contente pelo sucesso e, ao mesmo tempo, curioso e cauteloso para ver se o resultado é realmente eficaz também em período de inverno. Das iniciativas propostas só falta cumprir a etapa de colocação de vegetação na extensão tratada, mas está previsto ser feita já este outono.

Depois do rio, uma passagem pelos caminhos e obras neles executadas com destaque para duas ruas em específico. Na rua da Fonte de Salgueiro foi sublinhado e elogiado o alargamento e reconstrução dos muros em pedra, mas também notada a falta da pavimentação. Daí que a Câmara se tenha comprometido a ceder a verba necessária para concluir a mesma. Como é natural, a Junta de Freguesia foi atentando para outros arruamentos que carecem de intervenção e melhoramentos, ficando acordado que devem ser alvo de beneficiação em tempo útil, logo que possível.

Aquando da passagem pela rua da escola os autarcas mostraram-se ainda sensíveis a um problema diário que atormenta quem por ali passa em horas de ponta. O trânsito não flui e há engarrafamentos constantes. Deste modo, ficou também acordado proceder-se a um orçamento para rebentamento da pedra e pavimentação. Mas a este problema a Junta de Freguesia já está alerta há algum tempo. Portanto, de imediato, vincou que já foram feitos alguns contactos com os proprietários para se alargar a rua na totalidade e sanar este problema que não tem ainda outra solução à vista.

Apesar de durante a visita ser muito elogiado e evidenciado o trabalho, dinamismo, dedicação e empenho da freguesia, os executivos deixam claro com esta visita que muito querem fazer, mas muito fica sempre por fazer.

IMG_9467(1)

IMG_9525

IMG_9485

IMG_9478