As tradições de Cardielos no cortejo da Agonia

por Marisa Ribeiro

Mais uma vez a junta de freguesia de Cardielos organizou um carro alegórico para a participação um cortejo histórico e etnográfico este ano dedicado ao tema “Naipe Doceiro das Gulodices Vianenses – Doçaria Conventual, Tradicional, das Romarias – A Arte da Canelografia”. O cortejo integrou-se nas festividades em honra de Nossa Senhora da Agonia, no sábado, 18 de Agosto. Durante a mostra foi retratado o compasso pascal em terras de Cardielos e as bordadeiras do arroz doce que foram evidenciar os seus dotes na arte de trabalhar a canela.

Ano após ano, as freguesias são chamadas a participar nas festas da cidade levando um pouco dos seus usos e costumes. Tradições, trajes, gastronomia e sonoridades levam os milhares pessoas que se dirigem a Viana numa viagem pelo tempo.

Anualmente, era comum ver-se um carro de Cardielos com os bordados e a arte de bem bordar. Este ano foi diferente.

No carro da “ canelografia” participaram 3 jovens Cardielenses, vestidas como manda a tradição, a bordar com canela travessas de arroz doce confecionado pelas mesmas. O resultado foi altamente elogiado pela assistência ao longo de todo o trajeto.

Cardielos retratou a Páscoa num carro próprio. Na representação do compasso pascal, seguiam à frente, a pé, os meninos da campainha e o grupo de bombos, bem como um friso de lavradeiras que levavam uns docinhos para distribuir pela assistência ao longo do percurso. No carro rigorosamente preparado pelo executivo, via-se uma mesa posta, casa limpa e arrumada, convidados à volta da mesa, tudo a postos para compasso entrar. Este contou com a presença do mordomo da cruz, do sacerdote, do menino da caldeira, das mordomas, dos donos da casa, do fogueteiro e dos convidados. Nada faltou, nem comida ou bebida, nem os típicos hinos de aleluia. Durante o percurso toda a representação foi feita com seriedade e muita dignidade.

Na avenida principal os representantes camarários, bem como o D. Anacleto, bispo de Viana, participaram nesta encenação beijando a cruz do Cristo ressuscitado. O empenho do executivo e a disponibilidade dos participantes, permitiram que esta ação mostrasse como decorre e se preserva a tradição da Páscoa em Cardielos.IMG_9299

IMG_9322

IMG_9330

IMG_9386