Autarcas na romaria de S. Silvestre
por Marisa Ribeiro
A romaria de S. Silvestre encerra oficialmente as atividades paroquiais a cada ano. A edição deste ano foi também de despedida para a Confraria, que encerra agora o mandato de 3 anos, e de boas vindas a José Maria Costa que marcou presença na Eucaristia de festa, juntamente com a presidente de junta, Alexandrina Castilho, e com o presidente da Assembleia, José Rocha, a 31 de dezembro, em S. Silvestre.
Na última visita oficial a este monte incontornável do património Cardielense, na inauguração das novas instalações sanitárias, José Maria Costa tinha manifestado o seu apreço pelo local e o agrado pelas melhorias feitas. Deste modo, não veio para conferir o rumo das obras, mas para participar na eucaristia de devoção ao Santo que dá nome ao monte, S. Silvestre.
A festa decorreu de 29 a 31 de dezembro de 2012 com muita música gravada ou ao vivo, neste último caso dos ranchos, bombos, banda de música e das desgarradas improvisadas nos arraiais noturnos, sempre em consonância e equilíbrio com os momentos religiosos, orientados pelo senhor Padre Vítor Rodrigues.
Devido às condições climatéricas a procissão não veio ao adro e, por isso, José Maria Costa esteve somente na eucaristia já que, devido a outros compromissos não pôde desfrutar mais tempo de um espaço que lhe traz boas recordações.
No final da eucaristia, os presidentes trocavam pareceres e o agrado pela visita não tardou a chegar. Normalmente, há sempre alguém da Câmara Municipal que representa o executivo na eucaristia de festa, porém ser o próprio presidente em muito agradou.
É sinal de reconhecimento pelo trabalho e desenvolvimento feitos, nos quais a Junta de Freguesia e a própria Câmara Municipal têm contribuído com recursos humanos, técnicos e financeiros.
Mais que uma presença protocolar foi uma demonstração do apreço pelas gentes e feitos nesta terra.