Encerramento das escolas e saneamento básico debatidos em Assembleia de freguesia
CLÁUDIA ROCHA
Mais de 30 pessoas marcaram presença, na passada sexta-feira, 19 de setembro, pelas 21 horas, na Assembleia da União de freguesias de Cardielos e Serreleis, que decorreu no salão da Junta, em Cardielos.
Manuel Castilho, na sua habitual intervenção, enumerou a atividade do executivo durante os meses de julho, agosto e setembro.
A inauguração do renovado Campo de Jogos, em Serreleis; o segundo grande prémio de atletismo S. Pedro e S. Paulo; o ATL de verão e a participação no cortejo etnográfico da Senhora da Agonia foram alguns dos assuntos destacados pelo Presidente, que falou, ainda, sobre as obras e melhoramentos da rede viária realizados até ao momento.
Terminou o discurso garantindo que o executivo quer “mais e melhor” para a freguesia e, por isso, não vão “baixar os braços”.
“Partimos com confiança e motivação para o segundo ano de mandato”, acrescentou Manuel Castilho.
Nesta sessão ordinária, a Assembleia de freguesia analisou e aprovou por unanimidade o acordo de execução de delegação de competências entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Junta de freguesia, no âmbito da gestão e manutenção de espaços verdes.
Em debate estiveram assuntos como o saneamento básico; o encerramento da escola de Serreleis e a sua rentabilização; o possível fecho da escola de Cardielos; as paragens dos autocarros, em Serreleis e a construção de uma ecovia entre Cardielos e Viana.
No final, houve ainda tempo para um pedido do Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, para que o executivo da Junta ceda um espaço temporário, a fim de poderem dar continuidade ao trabalho desenvolvido, uma vez que o edifício da Casa do Povo tem falta de água e luz.