Intervenção na Avenida da Igreja

por Marisa Ribeiro

O início do mês de Novembro trouxe consigo uma operação inédita e em tempo record. As árvores da Avenida da Igreja foram removidas com a força dos autarcas e as máquinas adequadas para o efeito.

Não se tratou de uma destruição do património natural já existente há alguns anos, mas antes uma ação de prevenção porque as árvores começaram a pôr em causa a segurança dos peões e automóveis.

A presidente de junta, que esteve presente e trabalhou durante todo o dia em que se desenrolaram os trabalhos, 5 de Novembro, esclareceu que as “arvores foram retiradas por serem inadequadas ao espaço, devido ao seu porte”. Além do mais, Alexandrina Castilho não deixou de evidenciar “os estragos que estas árvores provocaram fazendo um levantamento do cubo, através das raízes”. Com este cenário “encontrava-se em causa a segurança dos transeuntes”.

A intervenção não se focou apensas no retirar das árvores já que, com o horto da Câmara Municipal, foi feito um estudo sobre as árvores adequadas ao espaço. Logo que possível serão plantadas e começarão o seu crescimento conferindo de novo o verde à atual despida Avenida.

DSCF2836

DSCF2840