Presidente da Junta representa executivo num bis de eventos

por Marisa Ribeiro

A função de um(a) presidente de junta não se restringe a reuniões e acompanhamento de trabalhos mais ou menos complexos. De facto, muitas são as solicitações que chegam à presidente, Alexandrina Castilho, para estar presente em eventos ou momentos importantes de Cardielenses ou que os envolvam.

Assim, a 20 de Outubro, a autarca teve uma dose dupla de participações: na inauguração do espaço comercial EMACAR, do residente Eugénio Cerqueira, e ainda receção aos elementos Association Portugaise Culturelle et Sociale de Pontault-Combault, a convite da Associação Cultural e Recreativa de Cardielos.

No início da tarde, a presidente dirigiu-se a Santa Marta de Portuzelo para a inauguração do stand de automóveis de Eugénio Cerqueira, ligado ao ramo há 25 anos. Esta presença representou um incentivo à criação do próprio negócio em tempos difíceis e ainda mostrar a disponibilidade do executivo em apoiar o comércio na terra e com os conterrâneos. Para Eugénio Cerqueira, a presença serviu para ir de encontro ao objetivo maior que é “ dar a conhecer a EMACAR automóveis”.

Para levar avante esta ideia, o comerciante, ligado a este ramo há 25 anos, não deixou de sublinhar a falta de incentivos, afirmando que “neste momento não existe nenhum apoio, a não ser uma linha de crédito com uma taxa bonificada, mas que exige muita burocracia”, explicou. Assim, “as dificuldades são enormes, porém não nos podemos deixar abater por esta onda de que tanto se fala – a crise. Temos de criar alternativas para contrariar esta tendência e sermos mais pro ativos para conseguirmos ultrapassar esta fase”, rematou.

Com os minutos contados, pelas 18h00, a presidente dirigiu-se até à sede da Associação Cultural e recreativa de Cardielos (A.C.R.C.) respondendo a um convite formulado por essa associação para receber os 14 elementos da Association Portugaise Culturelle et Sociale de Pontault-Combault , com a qual mantêm intercâmbios há vários anos.

Os franceses fizeram-se acompanhar pelo vice-presidente da Câmara de Pontault-Combault, sendo que o presidente da associação francesa é o conterrâneo Mário Castilho, daí também a proximidade de relações. No último intercâmbio, foram os portugueses que seguiram rumo a Pontault-Combault, agora coube aos franceses visitarem a cidade em que “quem gosta vem e quem ama fica”. Na sede da A.C.R.C. , foi renovado o protocolo que liga as instituições. Ainda assim, estes elementos não puderam permanecer por muito tempo, devido aos compromissos que os ligam à terra que habitam e onde têm de dar continuidade de trabalho da associação.

Para a presidente, neste momento, deu-se “espaço para a partilha de experiências entre as associações e os autarcas, salientando-se a importância do envolvimento ativo de todos, na prossecução dos objetivos a atingir”.

EMCAR Net

CIMG3711