Sabia que a gordura também pode ser amiga?
por Marisa Ribeiro
A Junta de Freguesia de Cardielos conseguiu a colocação de um oleão, junto ao café Neiva, que está pronto a recolher os óleos alimentares usados, tal situação ocorre desde o dia 9 de Junho.
Com a cedência do contentor e recolha a cargo da empresa Resulima agora os óleos alimentares usados já têm nova utilidade e para trás fica o dilema do que fazer com os eles. Desta forma evita-se que doravante sejam colocados no lixo ou lançados nos sistemas de águas residuais ou aleatoriamente nos quintais dos particulares. Estas acções negligentes fazem com que a meio ambiente sofra as consequências já que potenciam a poluição da água, do solo e obstruem os filtros das ETAR’s, o que condiciona o seu eficaz funcionamento.
Oleão junto ao Café Neiva
Ao colocar os óleos no oleão reduz a poluição e permite que o óleo alimentar seja usado em biodiesel, um combustível renovável e biodegradável que permite diminuir as emissões de dióxido de carbono que agravam e aceleram as alterações climáticas. No entanto, para já, os resultados ainda não são muitos. As pessoas ainda se mostram relutantes em dar uma nova vida aos óleos usados pelo que o contentor está cheio sensivelmente até metade. Por isso, a Presidente de Junta, Alexandrina Castilho, alerta “que é importante um enorme esforço para a sensibilização, e é sobretudo aí que se observa o trabalho da Junta”.
Além do mais, a Junta de Freguesia está a disponibilizar gratuitamente ao público o funil óleos alimentares usados. Este facilita o verter do óleo para as garrafas ou garrafões que devem posteriormente ser colocados no oleão, que se encontra num ponto de acesso central.
No entanto, estas medidas amigas do ambiente não são só ao nível doméstico, os grandes produtores também podem requerer o seu oleão de maior dimensão para depositar os óleos alimentares. Como explicou a Presidente, esta necessidade de reaproveitar os óleos já existia há muito tempo estando a Junta disponível desde o primeiro momento a colaborar com o projecto. A própria escola primária já possui há algum tempo este ecoponto cor-de-laranja. Coube ainda à autarquia a cedência e escolha do espaço para colocação do oleão. Agora, cabe à Resulima a recolha da maior quantidade possível de óleo que os Cardielenses consigam juntar.
Não numa vertente ecológica, mas de carácter informativo, a Junta de freguesia também colocou recentemente um novo placar informativo melhor localizado. Na avenida da igreja está já instalada a vitrina que dará a conhecer as informações mais pertinentes e actualizadas com interesse para a população de Cardielos.
Como explicava a Presidente, “desta forma, consegue-se chegar a mais pessoas e mostrar-lhes as informações que são da maior importância, mas nem sempre a população tem oportunidade de as consultar”. No fundo trata-se de trabalhar para chegar mais próximo das pessoas sem renegar os postos de informação habitual na Junta de Freguesia e na vitrina da igreja paroquial.