Um ano de escola termina com muita farra
por Marisa Ribeiro
Oficialmente, os alunos estão de férias, embora, para os pais, isso seja sinónimo de trabalho extra. O final do ano foi comemorado, como de costume, com uma festa na escola onde se reuniram alunos, professores, familiares e amigos, a 14 de junho. Já antes, a APEEC tinha feito o convívio anual em S. Silvestre com muitas novidades e diversão, a 6 de junho.
Ano após ano, no final do ano escolar, os alunos presenteiam a assistência ora com músicas, teatros, danças, ou com o que quer que seja, sempre com a ajuda dos professores. A eles a presidente da APEEC, Carla Cunha, deixou uma palavras de apreço: “Parabéns a todos os professores pelo trabalho realizado e muito bem conseguido”.
Ainda com a chegada dos últimos dias de aulas chega a oportunidade de os meninos e meninas do jardim de infância terem direito a brincar na areia da praia, através do transporte facultado pela Câmara Municipal e o incentivo das juntas de freguesia.
Concretamente, para a festa de final de ano, é necessário encetar esforços para que os atores principais possam brilhar. Apesar de a festa ser organizada pela escola, “a APEEC disponibiliza-se e apoia na decoração e preparação do espaço de convívio (como por exemplo a aparelhagem de som disponibilizada pela Associação Cultural e Recreativa de Cardielos). Contribuindo todos os anos com as camisolas dos finalistas do 1.º ciclo e este ano pela primeira vez com as camisolas dos finalistas do jardim de infância. Será uma recordação da passagem pela nossa escola, o que certamente os acompanhará para o resto das suas vidas”, explicou Carla.
Por tudo isto, não é de estranhar que ao longo do ano as instituições vão ajudando e associando-se à escola. Até porque, como dizia em discurso emocionado na Assembleia da Juventude das Nações Unidas em 2013, Malala Yousafzai, “uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”. Estas palavras foram proferidas quando a ativista paquistanesa, comemorou 16 anos de idade, e já depois de ter sido atacada pelos talibãs.
A prova viva nesta mudança foram os 100 aderentes ao convívio anual da APEEC em S. Silvestre. Os alunos gostaram muito e os graúdos não ficaram atrás. “É um momento de confraternização, convívio e também de agradecimento pela ajuda e contributo dos amigos ao longo do ano letivo, sim porque aos pais vamos agradecendo no decurso das atividades ao longo do ano, mas aos amigos é mais complicado e é através deste convívio que o conseguimos fazer”, vincou a presidente Carla Cunha.
Os olhares, neste dia, ficaram a cintilar ainda mais com o peddy paper que se realizou. “Foi um jogo onde se procurou, de uma forma lúdica, reconhecer e valorizar a nossa freguesia, mais precisamente “São Silvestre”, e desenvolver a capacidade de resolução de enigmas, desenvolver o espírito de equipa, bem como a destreza e o convívio entre todos os participantes”, explicou a mesma.
Ao se associarem a estas e outras atividades, os amigos estão a ter um papel ativo na educação destas crianças. “O contributo financeiro dos amigos é muito importante e permite a participação e realização de atividades enriquecedoras do conhecimentos e valores das nossas crianças, tais como visitas de estudo, peças de teatro e palestras (tais como a de recolha de sangue)”, recuou no tempo.
Esta iniciativa “significa, certamente para todos, não apenas o encerrar de um ano letivo, mas sim a satisfação de ver os nossos meninos satisfeitos e alegres de dever cumprido de um ano de aprendizagem, de umas féria s merecidas e de ânimo e motivação para continuarem….e se tornarem os grandes homens e mulheres do futuro”, atentou.
Com a questão da agregação das freguesias a junção de escolas fica mais propensa a acontecer o que pode ampliar o papel das instituições e o apoio que dão. “Com essa situação a associação de pais terá certamente um papel cada vez mais importante e ativo, pois teremos de apoiar e ajudar as nossa crianças, para que não se sintam “perdidas ” nos grandes “aglomerados”, ressalvou Carla.
A terminar o mandato, em outubro de 2013, estão os corpos sociais da APEEC que têm colaborado em todas as atividades e momentos do ano escolar.
A presidente da Junta congratula-se com o dinamismo e ação sempre voluntariosa da APEEC, considerando que o papel assumido pela equipa tem sido fundamental para o melhor desenvolvimento das nossas crianças.